sexta-feira, 6 de julho de 2012

Rivaldo, o Melhor Pernambucano da História

Falaremos agora sobre Rivaldo, que, sem margem à duvidas, foi um jogador incrível. Em seu auge, no Barcelona, chegou a ganhar o prêmio de Melhor do Mundo da FIFA e a Bola de Ouro da revista France Football, isso competindo com jogadores como Zidane e Figo. Na seleção Brasileira, Rivaldo foi um meio campista brilhante (ao vivo, o melhor que eu acompanhei), vencendo a Copa das Confederações de 1997, a Copa América de 1999 (em que foi o melhor jogador, e olha que Ronaldo também jogou muito nesse torneio) e a Copa do Mundo de 2002 (há quem o considere o melhor jogador da Copa, mas ele foi o 4º na Bola de Ouro do torneio). Além disso, Rivaldo é o 6º maior artilheiro da seleção canarinho, com 34 gols em 74 partidas (partidas oficiais).
Rivaldo foi revelado no Santa Cruz, clube em que sonhou jogar na infância e então transferiu-se para o Mogi Mirim, onde venceu a segunda divisão do Campeonato Paulista. Em 1993, ainda no Mogi, Rivaldo foi notícia por marcar o "gol que Pelé não fez" em uma partida do Campeonato Paulista.

                                   Vídeo com o golaço de Rivaldo no Mogi, o segundo mostrado no vídeo.

Ao lado de outros jogadores do Mogi, Rivaldo foi emprestado ao Corinthians, não tendo se apresentado bem no torneio Rio-São Paulo. No Campeonato Brasileiro, Rivaldo não decepcionaria marcando 11 gols em 19 partidas e recebendo a Bola de Prata da revista placar como um dos melhores atacantes (sim, a posição em que a Placar o colocou foi atacante) do campeonato. Em Dezembro de 1993 Rivaldo estreou pela seleção contra o México, marcando o gol da vitória.

                              Veja o primeiro gol de Rivaldo pela seleção Brasileira, em 1993.

Em 1994, o Corinthians tentaria contratá-lo em definitivo, mas acabou desistindo da contratação por questões financeiras. Grande erro seria aquele. Do Mogi Mirim, Rivaldo foi contratado pelo Palmeiras, que tinha a Parmalat como financiadora na época. No alviverde paulista, Rivaldo foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro, de 1994, que acabaria vencendo em uma final contra o seu ex-clube Corinthians. Nos dois jogos da final, Rivaldo marcou 3 dos 4 gols palmeirenses. Ele recebeu mais uma vez a Bola de Prata da revista Placar, dessa vez na posição de meio campista. Apesar de não estar jogando como atacante, ele acabaria como vice-artilheiro da competição. No Palmeiras, Rivaldo venceu também o Campeonato Paulista de 1996.

      Embora eu não goste de lembrar, nesse vídeo vemos grande gols de Rivaldo atuando no Palmeiras.

Em 1996, Rivaldo é vendido ao Deportivo La Coruña, marcando 21 gols naquela edição do Campeonato Espanhol (4º lugar na briga pela artilharia, que acabou não sendo tão acirrada devido aos 34 gols de Ronaldo).

                    Veja os 21 gols de Rivaldo no Espanhol de 1996/1997. Novamente, grandes gols.

Na temporada seguinte, Rivaldo transfere-se para o Barcelona. No clube catalão, Rivaldo chega ao auge de suas habilidades, jogando em um nível que certamente o coloca entre os maiores jogadores da história. Não foi por acaso, que Pelé o colocou em sua lista com os melhores 125 jogadores vivos. O youtube coloca a nossa disposição muitos vídeos para analisar o nível técnico de Rivaldo, embora não sejam tantos quanto eu gostaria, em sua passagem pelo Barcelona. Vamos aproveitar isso. Antes, a observação de que Rivaldo ganhou uma Bola de Ouro e um prêmio de Melhor do  Mundo da Fifa, ambos no ano de 1999 e ficou em terceiro duas vezes consecutivas na eleição do melhor do mundo da Fifa em 2000 e 2001. Primeiro os gols.

                Gols de Rivaldo no Barcelona (99/00 e 00/01). Destaque para o último gol, que é tão espetacular que mesmo no meio de tantos golaços tem lugar de destaque. Um dos melhores gols da história.
         
Gols de Rivaldo no Barcelona (97/98 e 98/99). Destaque para o gol aos 20 segundos.


               
Esse vídeo foi o melhor que eu encontrei demonstrando as habilidades de drible de Rivaldo. Alguns gols que já apareceram antes se repetem aqui, mas ninguém se importa em rever golaço, não é?

            Esse vídeo mostra passes de Rivaldo. Infelizmente é a única compilação de passes que eu encontrei no youtube. Mas serve como demonstração da habilidade deste gênio na arte de passar.

Vamos mudar um pouco o foco do texto. Para finalizar sobre Rivaldo no Barcelona, ele foi Bi-Campeão Espanhol e Campeão da Copa do Rei. Por clubes, Rivaldo não repetiria o nível de atuações do Barcelona, embora tenha jogado bem por Olimpiacos e AEK Athens. Falemos agora sobre Rivaldo na seleção brasileira.

Rivaldo marcou 8 gols em Copas do Mundo, sendo 5 deles na Copa de 2002, em que dividiu a vice-artilharia com Miroslav Klose. Além destes, participou da construção de muitos outros.

Entre 1997 e 1999 formou uma parceria incrível com Ronaldo, com quem tinha grande entendimento dentro de campo. Depois de 1999, quando o fenômeno começa sua luta contra as contusões, as atuações da seleção e de Rivaldo caem bastante de produção, mas com o retorno de Ronaldo em 2002, o Brasil e seu camisa 10 reencontram o bom futebol e a seleção conquista a Copa do Mundo pela quinta vez. Rivaldo acabou não sendo reconhecido como deveria, e após 2003 deixou a seleção.



Os 34 gols de Rivaldo pela Seleção em 4 minutos


Acabei de fazer upload de um vídeo com cinco minutos de jogadas da inesquecível dupla Ronaldo e Rivaldo na seleção. Por hora, o Blogger não consegue localizá-lo. Até conseguir consertar isso e fazer upload na página, vou deixar o link do vídeo, que vocês podem acessar clicando AQUI.

Bom, eu poderia continuar, mas o post já está extenso. Acho que aqui tem muita coisa boa do Rivaldo para todos que queiram conhecer mais de seu futebol ou relembrar. Se tiverem alguma sugestão de jogador sobre quem gostariam que eu postasse, deixem nos comentários.


Que o futebol brasileiro, forme mais gênios como Rivaldo!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário