quinta-feira, 19 de julho de 2012

Marco Van Basten, o Holandês Voador

Apesar de o campeonato brasileiro estar bastante interessante, preferi falar sobre outro jogador antigo. Talvez eu esteja meio nostálgico ultimamente. Voltando ao futebol, Marco Van Basten é um craque, tão craque que é craque em comparação à maioria dos craques que o mundo já teve. Van Basten teve que encerrar a carreira precocemente, com 30 anos (embora tenha ficado inativo antes), devido às lesões que teve. Mesmo assim, ele venceu 3 Bolas de Ouro e é considerado por um número significativo de pessoas como o melhor jogador que o mundo já viu.
Profissionalmente, Van Basten jogou por Milan e Ajax. O início foi no Ajax. Entre a temporada 81-82 e a 86-87 Van Basten marcou 128 gols em 133 partidas pela liga holandesa, com destaque para o intervalo entre a 83-84 e a 86-87 (118 gols em 112 partidas, foi quando ele virou titular). Destacando uma parte do destaque, na temporada 85-86 em que fez 37 gols em 26 partidas. Nessa temporada ele recebeu a chuteira de ouro da Europa (dois anos antes havia ficado com o 2º lugar).
No Ajax Van Basten venceu 3 campeonatos holandeses (artilheiro nas 4 temporadas em que foi titular), duas copas da Holanda e uma Winner's Cup (extinta competição continental da Europa).

                        "Se tentar outras dez vezes, nunca vou conseguir de novo. Esse é um momento que é dado a você." Marco Van Basten.

Gols de Inglaterra 1 x Holanda 3, Euro 1988. 3 gols de Van Basten.

Na temporada 87-88 Van Basten transfere-se ao Milan, se tornando o principal jogador do melhor time do mundo à época e um dos melhores de todos os tempos (prefiro esse time ao Barcelona atual). O Milan foi campeão na primeira temporada de Van Basten, mas ele só jogou 11 partidas, por causa das lesões no tornozelo.
Essa falta de jogos deve ter deixado Van Basten com fome de bola, porque na temporada seguinte, ele jogou demais. Venceu a Eurocopa com a Holanda (ao lado dos companheiros de Milan Rijkaard e Gullit) sendo o melhor jogador e o artilheiro com 5 gols. O gol marcado por ele na final da Euro foi um dos gols mais bonitos de todos os tempos.
Na temporada 1988-1989 no Milan, fez 32 gols em 47 jogos (excluindo os amistosos,), incluindo 19 gols em 33 jogos na pesada liga Italiana, e ainda se adaptando ao estilo de marcação da mesma. Ele marcou dois gols na final da Champions, e o Milan venceu.
Na temporada seguinte ele foi artilheiro do campeonato Italiano, com os mesmos 19 gols, só que dessa vez em 26 jogos e o Milan ganhou outra Champions. Com tanto sucesso, as bolas de Ouro de 1988 e 1989 não lhe escapam, assim como os prêmios de melhor do mundo pela IFFHS nos mesmos anos e o prêmio de melhor do mundo da World Soccer de 1988.
Na temporada 90-91 o rendimento de Van Basten cai. 31 jogos e 11 gols no campeonato Italiano. Mesmo assim, ele ainda venceu o prêmio de melhor do mundo da IFFHS (principalmente pelo que fez na 89-90). Na temporada 91-92, a última artilharia de Van Basten, com 25 gols em 31 jogos no campeonato Italiano, levando o Milan a vencer novamente o campeonato Italiano.
A temporada 1992-1993 marca a última temporada em que Van Basten atuou profissionalmente com 13 gols em 15 jogos pelo Italiano, 6 gols em 5 partidas pela Champions e nenhum gol em 3 jogos pela Copa/Supercopa da Itália. Seus feitos o renderam mais uma Bola de Ouro em 1992 e o prêmio de Melhor do Mundo da FIFA (segundo vencedor da história). Depois disso, Van Basten teve uma série de lesões, com as quais lutou até desistir em 1995.
Peço desculpas pela escassez de vídeos. Não adianta nada eu falar sobre a carreira dele se eu não puder mostrar nada dele jogando. Mas agora vem a redenção:

          Alguns gols dribles e assistências de Marco Van Basten. Um dos melhores vídeos sobre ele que eu vi. 

Embora esteja no outro vídeo, não posso deixar de destacar esse golaço. Um dos melhores já marcados.

Football's Greatest é uma produção da Pitch International. São vários documentários sobre jogadores que estão entre os melhores a ter jogado uma partida. Os 27 minutos dedicados a Van Basten são excelentes. Destacaria também a abertura, que eu acho fenomenal.

Meu propósito era compartilhar a genialidade de Van Basten! Espero ter conseguido. Espero também que o futebol nos presentei com atacantes semelhantes a Van Basten. Sim, semelhantes, porque igual nunca vai haver. Haverá e houve grandes atacantes, diferentes, melhores ou piores, ficará a critério de quem assistir, mas Van Basten é irrepetível!

Um comentário:

  1. Marco é, sem dúvida nenhuma, o maior centroavante da história do futebol. Sem desmerecer, é claro, outros jogadores como Ronaldo "Fenômeno", Romário e Puskas. Esses jogadores foram extraordinários, mas nenhum tão completo como Marco van Basten.

    ResponderExcluir