terça-feira, 3 de julho de 2012

Análises e Histórias antes da Final

Como todos sabem, amanhã o Corinthians enfrentará o Boca Juniors (Arg) para tentar pela primeira vez conquistar a Libertadores da América. Muitas análises estão sendo feitas, e há quem diga que o Boca trará mais problemas ao Corinthians no Pacaembu do que fez em La Bombonera.
Embora seja um jogo imprevisível, gostaria de arriscar algumas análises e previsões.

1. O jogo não será mais problemático para o Corinthians do que o ocorrido na última quarta-feira. Embora tenha ouvido de muitos que torcerão contra o Corinthians que o Boca apresenta melhor desempenho fora de casa, os números mostram que isso não é verdade. Na segunda fase da Libertadores o Boca Juniors venceu todos os seus jogos dentro de casa, menos o jogo do dia 27. Já fora de casa, apenas uma vitória (ainda me refiro à segunda fase).
2. Apesar de não jogar melhor fora de casa como muitos dizem, o Boca é uma equipe difícil de ser batida mesmo fora de casa. Tanto que ainda não perdeu como visitante. Por outro lado, na Libertadores 2012 como mandante, o Corinthians empatou 1 jogo e ganhou 5, tendo tomado apenas um gol.
3. O Corinthians sairá mais para o jogo do que nas duas últimas partidas que jogou. Como mandante o Corinthians jogou toda a competição atacando bastante (tirando o jogo contra o Santos, em que já entrou com a vantagem do empate), tanto que até as quartas de final o Corinthians tinha média de chutes maior do que o Santos, que detinha o melhor ataque do torneio. A maioria destes chutes, foi dada como mandante.
4. Se o Corinthians leva vantagem por jogar em casa e por sua consistência defensiva, o Boca leva vantagem por sua tradição na competição (o passado não ganha jogo, mas certamente afeta o pensamento de quem está dentro de campo) e por ter um craque, mesmo que em final de carreira, Riquelme.
5. Os lances mais perigosos do Corinthians virão de bola parada, com Alex, e nas descidas de Paulinho.

Analisando racionalmente, devemos levar em consideração que o Boca não perdeu como visitante, e que o Corinthians não perdeu como mandante, por isso o resultado mais provável é o EMPATE, com decisão nas penalidades máximas.

Analisando de modo um pouco supersticioso, a expectativa para amanhã é de uma vitória do Corinthians, e explicarei a razão disso.
A campanha Corinthiana em sua única conquista continental até hoje, a Copa do Atlântico de 1956, está repleta de coincidências com a campanha Corinthiana na atual edição da Libertadores. Naquela ocasião, o Corinthians eliminou duas equipes brasileiras nas quartas de final e semifinal (Santos e São Paulo, respectivamente). Na Libertadores 2012, ocorreu o mesmo (o Corinthians eliminou Vasco e Santos). Para completar, a final em 1956 foi contra o Boca Juniors.

Como Corinthiano que sou, não posso concluir esse texto sem dizer: VAI CORINTHIANS!

                                                     Riquelme, o craque do Boca.

Confira abaixo toda a campanha Corinthiana para chegar até esse jogo no Pacaembu. Há apenas um erro: o jogo contra o Nacional não foi no estádio "Defensores del Chaco".

Abaixo, links para quem quiser saber mais sobre a Copa do Atlântico, importante competição continental. Esse torneio foi um dos certames que originou a Libertadores da América.
http://forum.esporte.uol.com.br/copa-do-atlantico-de-clubes-de-1956---torneio-sulamericano-dos-anos-50_t_1821769
http://en.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Atl%C3%A2ntico

Nenhum comentário:

Postar um comentário