terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ronaldo, o Fenômeno

Embora ele só tenha sido registrado no dia 22/09, hoje é o aniversário de nascimento do meu grande ídolo no futebol, Ronaldo. Por isso, decidi falar hoje sobre ele. Queria agradecer a todos os que postaram vídeos que eu usei e a todos que lerem. Caso não gostem da música de algum vídeo (quase certeza que isso vai acontecer), coloquem no mute. O post de hoje vai ser dividido em duas partes, a primeira mostrando apenas o nível técnico de Ronaldo, e a segunda contando a história de sua carreira (nos apoiaremos em muitas imagens durante todo o post). Se ao final desse post quiserem mais vídeos, deixo aqui os links de alguns canais no youtube. Existem outros bons canais de vídeos de Ronaldo que eu posso estar esquecendo.

1. Nível Técnico

"Ronaldo é um Pelé atualizado e melhorado".
"Ronaldo é um excelente driblador, arremata bem e é genial com assistências. Diz-se que única deficiência é no cabeceio, e isso é uma meia verdade: não é que ele não saiba imprimir um cabeceio forte e preciso à bola, é que seu jogo privilegia a matada no peito e o drible no zagueiro".
Essas frases são adaptadas do livro "Os Melhores Jogadores de Futebol do Brasil", de Luciano Ubirajara Nassar, que eu li há alguns meses e por isso não lembro do texto na íntegra.
Ubirajara é muito feliz em seu comentário, porque Ronaldo era brilhante em tudo que um atacante precisa ser. Após essa introdução, vamos analisar, com abundantes imagens, o nível técnico de Ronaldo.

Vamos começar com os passes. Veja que o nível de passes realmente é superior ao de praticamente todos os meias que já existiram.

Chutes, em sua maioria, de longas e médias distâncias

Grandes jogadas de drible feitas por Ronaldo que não acabaram com um gol dele.

Grandes jogadas de drible feitas por Ronaldo que acabaram em gol.

Ronaldo, gols de cabeça.

Claro, existem mais passes, mais chutes de fora, mais gols de cabeça, mais jogadas de drible, mas esses lances demonstram que em termos de técnica, Ronaldo foi um dos maiores de todos os tempos, ou talvez o maior.

2. Carreira

1993. Jairzinho vê jogar no modesto São Cristóvão um garoto, chmado Ronaldo, e compra seu passe. Após uma boa apresentação do jovem no Campeonato Sul Americano sub 17, em que foi artilheiro, Jairzinho o encaminha ao time Júnior do Cruzeiro. Graças a grandes atuações, como na Copa BH Júnior e na Supertaça Minas Gerais Júnior, competições em que foi artilheiro com 8 e 9 gols, respectivamente, Ronaldo é alçado ao time principal do Cruzeiro ainda no ano de 1993, com 16 anos.

Esta rápida reportagem mostra algumas imagens raras de Ronaldo no São Cristóvão e no Futsal

Este rápido vídeo mostra alguns gols de Ronaldo pelo Brasil sub-17 e o time Júnior do Cruzeiro.

Ronaldo não marca em suas duas primeiras oportunidades, mas quando o Cruzeiro faz uma excursão à Europa, em jogo contra o Belenenses, Ronaldo faz de cabeça o seu primeiro gol. Ainda nessa excursão, participa do torneio de comemoração do centenário do F.C Porto, marcando, nas semifinais, um gol que segundo o então técnico foi o mais belo gol marcado por Ronaldo.
Quando o Cruzeiro volta, Ronaldo assume a posição de titular, e em apenas 14 jogos marca 12 gols, sendo o vice-artilheiro do torneio, apesar da eliminação do Cruzeiro na primeira fase do torneio. Na Supercopa Libertadores de 1993, marca mais 8 gols, em 4 jogos e termina como artilheiro da competição. Ronaldo começa então a ser convocado para a seleção brasileira de futebol.
Em 1994 é o artilheiro e campeão do Campeonato Mineiro com 22 gols em 18 jogos. Também tem grandes atuações na Libertadores, marcando, contra o Boca Juniors, um de seus mais belos gols. Nesse ano estréia na seleção, na vitória por 2 a 0 contra a Argentina. Na partida contra a Islândia recebe a chance de jogar como titular pelo Brasil, marcando um gol e participando diretamentede outros dois na vitória por 3 a 0.
Ronaldo é convocado para a Copa do Mundo de 1994, mas não chega a jogar. Após isso transfere-se para o PSV da Holanda.

Alguns gols e jogadas de Ronaldo no Cruzeiro

Último treino de Ronaldo no Cruzeiro, fazendo um golaço.

No PSV, Ronaldo chega com 17 anos. Logo em sua primeira temporada, foi artilheiro do campeonato Holandês, com 30 gols (12 a mais do que o vice-artilheiro). Apesar de seus gols o PSV fica com a terceira posição. Na temporada seguinte tem o primeiro problema no joelho, e faz sua primeira cirurgia, para raspar um excesso de cartilagem. Apesar deste incoveninente, Ronaldo marcaria 19 vezes em 21 jogos pelo PSV (excluindo amistosos).
 A maior parte dos gols de Ronaldo. 

Melhores momentods de uma das melhores atuações de Ronaldo em toda sua carreira, com 4 goals, duas assistências e muitos dribles memoráveis.

Em 1996, voltando de sua cirurgia, Ronaldo é convocado para os Jogos Olímpicos de Londres, apresentando-se muito bem e sendo o vice-artilheiro do torneio, com 5 gols. O Brasil sairia com a medalha de bronze. Em seguida, Ronaldo transfere-se ao Barcelona.

Jogadas de Ronaldo nos jogos Olímpicos.

No Barça, as atuações de Ronaldo sobem a um nível monstruoso, marcando gols históricos, e com apenas 19 anos é cotado para receber os prêmios de Melhor do Mundo e da Bola de Ouro. No final do ano de 1996, Ronaldo, já com 20 anos, recebe o prêmio de Melhor do Mundo da Fifa e fica em segundo, por apenas um voto, na Bola de Ouro.

Muitas grandes jogadas de Ronaldo, tiradas de poucos jogos no Barcelona.

Os melhores gols de Ronaldo no Barcelona, vídeo curto.

Nesse ponto, a média de gols da carreira de Ronaldo é aproximadamente de 1 gol por jogo. No Barcelona, Ronaldo vence a extinta Winner's Cup e a Copa da Espanha e quebra o recorde de gols em uma única temporada da história do clube, com 47 em 49 jogos. Na reta final do Campeonato Espanhol, Ronaldo deixa o Barcelona para servir a seleção brasileira na Copa América, sendo o melhor jogador do torneio e vice-artilheiro. Porém, sem seu melhor jogador, o Barcelona perdeu força no espanhol e foi ultrapassado pelo Real Madrid, que ficou com o título por 2 pontos.

Jogadas de Ronaldo na Copa América de 1997

Ronaldo transfere-se então à Inter de Milão. Como disse Luís Figo, na "ultra defensiva" liga Italiana, Ronaldo deixou todos se perguntando se ele era humano ou não. Ele fez uma temporada incrível, tanto que embora tenha sido sua única temporada completa no futebol italiano, e que no período considerado o país teve grande jogadores, como Zidane e Maldini, Ronaldo recebeu em 2007 o prêmio de melhor jogador da década na Itália (1997-2007).
Na temporada 97/98 não importava para Ronaldo se estava a sua frente Nesta, Maldini, Costacurta, Cannavaro, Thuram ou qualquer outro zagueiro: Ronaldo driblava tudo e todos, destruindo os mais sólidos sistemas defensivos. Além disso, suas habilidades de passe, que já eram muito boas, atingem um nível fantástico. Nos chutes, seu aproveitamento (gol:chute) é superior ao da temporada anterior. Até sua habilidade de desarme atinge um bom nível, tanto que na final da Copa Uefa Ronaldo roubou a bola cinco vezes.
Com uma técnica tão incrível, Ronaldo não chegava a ter uma posição. Embora fosse escalado como atacante, vemos Ronaldo fazendo a saída de jogo do time da Inter, até marcando, fazendo jogadas laterais como um ponta, fazendo passes em profundidade como um meia de criação e fazendo gols como um centroavante. Além disso, Ronaldo batia escanteios e faltas (frontais ou laterais).

Depois de falar tanto sobre o Ronaldo nessa temporada, vejamos os vídeos de suas jogadas. Esse vídeo tem gols, dribles, passes e assistências

 Na temporada 1997/1998, a Inter, que vinha a anos sem ganhar um título, vence a Copa Uefa, mas o título da liga escapa em um episódio polêmico, com um penalti claro não marcado nele, no jogo contra a campeã Juventus. Nessa temporada, Ronaldo bateu um recorde, ainda não quebrado, de maior número de gols no Campeonato Italiano em seu ano de estréia, com 25 gols.

Continuação do vídeo anterior.

Jogadas de Ronaldo na final da Copa Uefa

No mesmo período, Ronaldo participa do torneio da França (em que Thuram, falando sobre ele diz: é um verdadeiro gênio) e da Copa das Confederações, sagrando-se campeão e tendo uma atuação de almanaque na final, marcando 3 gols, fazendo uma assistência e sofrendo um penalti. Ainda em 1997, ano em que ele fecharia com 67 gols, Ronaldo participa de um amistoso entre a "Seleção da Europa" e a seleção do "Resto do mundo", marcando dois gols e fazendo 3 assistências.

Vídeo rápido sobre a atuação de Ronaldo no Torneio da França

Lances de Ronaldo contra a Austrália

Ronaldo contra a seleção da Europa

Era incontestável que Ronaldo era o melhor do mundo, e por isso, ele recebeu a premiação da FIFA novamente e dessa vez ganhou a Bola de Ouro.
E então Ronaldo, com 21 anos, dois prêmios de melhor do mundo e 250 gols como profissional chega à Copa do Mundo de 1998, com todas as credenciais para ser a grande estrela do torneio. E tudo caminhava para isso, apesar de Ronaldo ter chegado lesionado para o torneio (agravaria sua lesão contra Marrocos), Ronaldo teve grandes atuações até as quartas de final, marcando 3 gols, fazendo 3 assistências e sofrendo um penalti.
Creio que sejam todos os toques de Ronaldo na partida contra a Holanda

Na partida contra o forte time da Holanda, Ronaldo teve uma atuação histórica. A equipe holandesa era, jogador por jogador melhor do que a do Brasil, só que a seleção canarinho tinha um monstro na sua escalação: Ronaldo. E durante todo o jogo foi Ronaldo pegando a bola e partindo para cima da defesa holandesa. O fenômeno marcaria o gol do Brasil, com um chute entre as pernas de Van Der Sar.
Porém, horas antes da partida contra a França, Ronaldo teve convulsões, foi internado e foi anunciado que ele não jogaria a final. No entanto, faltando pouco tempo para o início da partida, chegou ao vestiário do Brasil e foi escalado. Sua atuação não foi boa, e o Brasil terminou derrotado, tendo Ronaldo se machucado em choque com o goleiro Barthez. Apesar disso, Ronaldo recebeu o prêmio de melhor jogador do mundial.

Algumas jogadas de Ronaldo na Copa de 98

Apesar de Ronaldo ser a olhos vistos o melhor do mundo, o tradicionalismo dos jurados da Bola de Ouro e da FIFA não os deixou premiar Ronaldo como melhor do mundo tendo perdido a Copa e o francês Zidane ficou com as duas premiações.
Depois da Copa, Ronaldo passou a conviver com várias contusões, e por isso na temporada 98/99 só jogou 25 partidas com a Inter. Com o Brasil, venceu em 99 a Copa América pela segunda vez, com mais cinco gols e sendo artilheiro do torneio. Em Novembro de 1999 Ronaldo tem uma contusão grave no joelho, que ameaçava afastá-lo do futebol em definitivo.

Mais jogadas de Ronaldo com a Inter, principalmente das temporadas que não são a 97/98, embora apareça em alguns momentos Ronaldo com a camisa 10 da Inter (97/98).

No entanto, em Abril de 2000, na final da Coppa Itália, "il Fenomeno" estava no banco de reservas da Internazionale de Milão. No início do segundo tempo entra no jogo, mas poucos minutos depois, tenta um drible e cai com a mão no joelho, gritando e chorando. O episódio comove jogadores nos dois times e Ronaldo tem que ser substituído. A Inter teminou perdendo o jogo.
Dessa vez a lesão foi mais séria, e, segundo os médicos, Ronaldo estava afastado em definitivo do futebol, com apenas 22 anos. Ronaldo não desistiu. Continuou lutando para voltar a jogar futebol e em Dezembro de 2001 estaria ele novamente celebrando um gol. No entanto sua recuperação era lenta, possibilitando atuações ocasionais. Seriam apenas 16 até o término da temporada 2001/2002, algumas durante apenas alguns minutos.
No entanto, na convocação para à Copa do Mundo de 2002, o técnico Luís Felipe Scolari surpreende a todos, convocando um Ronaldo sem ritmo de jogo. A falta de confiança, nele e na seleção, que se classificou para a Copa na última rodada das eliminatórias, era grande.
Pode parecer história de filme, mas aconteceu: jogando na competição mais importante do mundo, Ronaldo chegava às semifinais tendo marcado 5 gols em 5 jogos no mundial e jogando bem novamente. "Só isso" já seria o bastante para dizer que o fenômeno havia voltado, mas não parou por aí.
Nas semifinais, contra a Turquia, em um jogo muito tenso, Ronaldo recebe uma bola na intermediária, avança através da defesa turca e chuta. Chuta do jeito mais simples possível, um leve toque de bico, um chute que poderia ser dado por uma criança em termos da força empregada. Mas a bola vai vagarosamente no cantinho do gol defendido por Rustu, que esperava qualquer tipo de chute, menos aquele. E o Brasil estava mais uma vez na final da Copa do Mundo.
Pela frente havia a Alemanha e seu icônico goleiro, Oliver Khan que havia tomado apenas um gol durante todo o torneio e havia recebido três vezes seguidas o prêmio de melhor goleiro da Uefa. O jogo começou e Ronaldo fez boa tabela com Ronaldinho, que o colocou cara a cara com Khan e...
...Ronaldo chutou para fora e perdeu o gol. Mas R9 não desistiu. Nova tabela com Ronaldinho, de novo o fenômeno dentro da área com a bola e...

...Khan defendeu. Não era hora de baixar a cabeça, ainda tinha muito jogo pela frente. No fim da etapa inicial, a bola é colocada dentro da área, sobrando para Ronaldo que girou o corpo rapidamente desferindo um belo chute...
...Khan defendeu. Como era difícil fazer gol naquele alemão.
Segundo tempo, Ronaldo recebe fora da área, tenta a arrancada, no entanto, termina desarmado e cai. Mas logo se levanta, corre e recupera a bola, deixando a bola com Rivaldo que chutou forte e...
...Khan defendeu. Mas rebotou. E no rebote, lá estava o centroavante que tinha partido antes do chute, apesar das recomendações de seu treinador de não correr nos rebotes para se preservar. E gol! O Brasil estava em vantagem!
Minutos depois, Cafu toca para Kléberson, que parte pela direita e toca para Rivaldo. Rivaldo escuta Ronaldo gritar "abre", e magistralmente atende à recomendação do colega, deixando a bola passar para o fenômeno, na entrada da área, com algum espaço. R9 ajeitou e colocou no cantinho, sem chances para Khan.

Melhores momentos de Ronaldo na Copa de 2002

Vídeo que mostra Ronaldo gritando para Rivaldo abrir as pernas.

Vídeo que mostra Ronaldo roubando a bola no primeiro gol da final.

Era a glória! O Brasil era penta! E Ronaldo o artilheiro da competição, com a marca de 8 gols, que não era atingida desde a Copa de 1970, quando o alemão Müller fez 10. Embora o prêmio de melhor jogador do torneio tenha ficado com o alemão Khan, Ronaldo havia completado a maior volta por cima da história do esporte mundial.
Apesar de ter sido um retorno espetacular, que no final do ano rendeu a Ronaldo o prêmio Laureus (Oscar do esporte) na categoria "Best Comeback of the Year", era visível que ele não era o mesmo de antes. Embora ainda fosse muito rápido e forte, mas bem menos do que antes. Tudo o que Ronaldo fez depois de sua lesão contra a Lazio mostram o quão bom ele deveria era e deveria ter sido. Sim, porque se não fosse a contusão, é óbvio que o auge de Ronaldo não teria sido aos 21 anos de idade.
Após o mundial Ronaldo chegou ao Real Madrid. Logo em sua primeira temporada, venceu o Campeonato Espanhol, marcando dois gols no último jogo, que decidiu o torneio. Ele foi o vice-artilheiro do certame, apesar de ter jogado sua primeira partida (em que também fez dois gols) em Outubro de 2002.
O Real Madrid disputou a Copa Intercontinental de Clubes, e venceu, sendo Ronaldo o melhor jogador da partida, marcando um gol.
Com as grandes atuações na Copa do Mundo e no Intercontinental, o prêmio de melhor do Mundo da FIFA não escapa, assim como a Bola de Ouro não escapa em 2002.
Na Champions League, Ronaldo teve uma atuação histórica contra o Manchester United, marcando três vezes em pleno Old Trafford e eliminando o time inglês (que venceu a partida por 4 a 3, mas havia perdido o primeiro jogo).
Nas semifinais Ronaldo marcou o primeiro gol do Real na primeira partida contra a Juventus, mas no segundo tempo se machucou. Na partida de volta, entrou no segundo tempo, com o Real Madrid perdendo por 3 a 1. Nos instantes finais, R9 sofreu o penalti que caso convertido colocaria o Real na final. O batedor de penaltis (eu não sei porquê) era Luís Figo, que acabou errando a cobrança.
A temporada seguinte começou com a disputa da Supercopa da Espanha, e o Real Madrid foi campeão, com um gol e uma assistência de Ronaldo. A assistência foi para Beckham, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Real. A contratação de Beckham e a venda de Makélélé deixaram o Real com uma deficiência no setor defensivo.
Apesar disso, o Real Madrid estava bem no Espanhol, liderando durante boa parte do campeonato, até que seu principal goleador novamente se machucar. Após isso o Real perdeu seus 5 últimos jogos na competição e terminou com a modesta 4ª colocação. Ronaldo terminaria essa temporada sendo o artilheiro do Campeonato Espanhol, com 24 gols.

Lances de Ronaldo em um de seus melhores jogos com o Real Madrid

Na Champions os Galáticos ficaram nas quartas de final, perdendo para o modesto Mônaco depois de estar com na segunda partida com o placar agregado em 5 a 2 (duvido que isso tivesse acontecido se não tivessem vendido Makélélé).
Após o término dessa temporada, Ronaldo jogou algumas partidas com a Seleção Brasileira de Futebol, como vinha fazendo. Em uma dessas partidas, contra a Argentina, Ronaldo teve a melhor atuação que eu já assisti na vida, marcando três gols.
Nessa partida o fenômeno praticamente jogou sozinho. Tirando as arrancadas de seu centroavante, no campo ofensivo o Brasil não demonstrou nada, enquanto a Argentina coletivamente jogou muito bem. Mas do jeito que o Ronaldo estava naquela partida, podia ser qualquer time do mundo, não mudaria nada, a Argentina simplesmente não podia vencer aquele jogo. Foram 3 gols em penaltis que ele mesmo sofreu, e ainda houve um quarto não marcado. Eu sei que estou sendo um pouco repetitivo, mas naquela noite, Ronaldo partia para cima e a defesa Argentina só o parava com faltas.

Depois de falar tanto na atuação do Ronaldo, não poderia deixar de colocar o vídeo com seus melhores lances. A narração está em inglês.

A temporada 2004-05 Ronaldo começou com uma atuação fantástica, marcando dois gols contra o Albacete. No entanto, o Real Madrid ainda sentia a falta de um primeiro volante e foi eliminado nas oitavas de final da Champions e teve que se contentar com o segundo lugar no Espanhol.

Ronaldo contra o Albacete. Que partida!

Na temporada 2005-06, Ronaldo teve um início que parecia presságio de uma temporada de muito sucesso. No entanto, ainda no início da temporada, em partida contra o Atlético de Madrid, se machucou, passou por mais uma cirurgia e perdeu a maior parte dos jogos. Haveria tempo ainda para uma nova lesão.

Grandes jogadas e gols de Ronaldo no Real Madrid

100 gols de Ronaldo no Real Madrid em 6 minutos

Todas essas lesões fizeram com que Ronaldo ficasse mais e mais pesado, chegando à Copa de 2006 muito acima do peso, longe de ser o Ronaldo que foi artilheiro das eliminatórias. Mesmo assim, ele ainda seria o brasileiro de melhor atuação na parte ofensiva, marcando 3 gols, incluindo um golaço contra o Japão e outro mais bonito ainda contra Gana. Além disso, fez ainda uma assistência. O Brasil terminaria eliminado nas quartas de final, pela França.
Com seu gol contra Gana, Ronaldo se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, ou seja: na competição mais importante que existe, ninguém marcou mais gols do que R9, que fez 15 gols em mundiais.
Ronaldo nas eliminatórias e na Copa do Mundo de 2006

Ronaldo ainda jogaria 13 vezes pelo Real Madrid na temporada 06/07, contribuindo para a conquista do Campeonato Espanhol, mas após desentender-se com o técnico e perder espaço no time, Ronaldo se transfere para o Milan.
Na temporada 06/07, o Milan, que venceu a Champions League, embora Ronaldo não tenha jogado, pois já havia participado do torneio vestindo a camisa do Real Madrid. Isso não quer dizer que o fenômeno não tenha ajudado seu time nessa conquista, como diria o capitão Paolo Maldini "Nós vencemos a Champions graças a Ronaldo." O defensor citou o apoio psicológico de Ronaldo aos outros jogadores como muito importante para a conquista.

Gols de Ronaldo no Milan

Se na Champions Ronaldo não entrou em campo, no Campeonato Italiano Ronaldo jogou, e jogou muito. Suas grandes atuações faziam todos pensarem que o velho Ronaldo estaria de volta, mas após 14 bons jogos com o Milan, Ronaldo lesiounou-se. A lesão se mostraria mais grave do que o imaginado e Ronaldo só voltaria na próxima temporada. Então teria mais seis partidas e...
Uma terceira grande lesão no joelho. Era mais uma vez o fim.
Na realidade, seria o fim para qualquer outro, mas ali estava Ronaldo, o fenômeno. Ronaldo voltaria ainda aos gramados, para vestir a camisa do Corinthians.  Para mim, que torço para o Corinthians e que sempre tive Ronaldo como meu grande ídolo no futebol, foi incrível ver ele vestindo a camisa do timão.

Jogadas de Ronaldo no Corinthians

Todos os gols de Ronaldo no Corinthians

Mas eu preciso dizer que agora Ronaldo era apenas sombra do jogador que foi, embora ainda fosse brilhante. No Corinthians, Ronaldo venceu o Campeonato Paulista, sendo o melhor jogador do torneio e marcando dois golaços na final. Venceria ainda a Copa do Brasil, marcando novamente na final.
Em 2011, após conviver com lesões durante dois anos e o Corinthians ser eliminado da Libertadores, Ronaldo se aposentou, deixando saudades, gol e belas imagens de sua carreira.

R9, o mito, o fenômeno

Curta nossa página no facebook: http://www.facebook.com/aartfut?ref=ts&fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário