Alguns desarmes de Paolo Maldini. Aos 7 segundos, o jogador de quem ele toma a bola é Maradona. Apesar de ser um vídeo curto, vocês poderão ver, entre outros, Rivaldo, Zidane e Henry sendo desarmados.
Paolo Maldini iniciou sua carreira na temporada 1984-85, jogando uma partida pelo campeonato Italiano, com apenas 16 anos. Na temporada seguinte, já era titular do Milan. Apesar de sua pouca idade, Maldini já atuava em alto nível.
"Ele era muito jovem, por isso eu tentei dar alguns conselhos a ele, mas não era necessário, ele já era um grande jogador." - Franco Baresi, o lendário líbero italiano, que na época era capitão do Milan.
Durante sua carreira, Maldini venceu muitos títulos, com destaque para os sete campeonatos Italianos, as cinco Champions League, as duas Copas Intercontinentais e o Mundial de Clubes.
Em 2003, como capitão, Maldini venceu a Champions League e levantou a taça em um campo inglês (Old Trafford), assim como seu pai havia feito 40 anos antes, pelo mesmo Milan e em um campo inglês (Wembley).
Apesar de suas boas atuações, Maldini não venceu torneio algum pela Itália, mas destaco a tremenda falta de sorte em algumas ocasiões: nas Copas do Mundo de 1990 (semifinal contra a Argentina), 1994 (final contra o Brasil) e 1998 (quartas de final contra a França), a Itália perdeu nos penaltys. Já na Euro de 2000 e na Copa do Mundo de 2002, a Itália foi derrotada no gol de ouro, em 2000 na final do torneio. Após a Copa de 2002, Maldini aposentou-se da seleção da Itália, jogando exclusivamente pelo Milan.
Apesar de ser zagueiro, que como ele mesmo disse, chama menos atenção, Maldini recebeu vários prêmios individuas, como o de Melhor do Mundo da revista World Soccer e diversas aparições entre os 10 melhores do mundo no prêmio da FIFA, incluindo um terceiro lugar e um segundo lugar (até então o mais próximo que um zagueiro esteve de vencer a premiação) e na Bola de Ouro (incluindo dois terceiros lugares). Entre os muitos prêmios que ganhou, um que merece destaque é o prêmio de melhor zagueiro da Champions League em 2007, a última que venceu, conseguido aos 39 anos de idade.
Tentei falar rapidamente sobre seus trofeus para, sem ser cansativo, focar em suas habilidades. Vejam o vídeo abaixo, é um dos melhores vídeos sobre Maldini no youtube. Vejam um zagueiro incrível, técnico no desarme, com tempo de bola perfeito e capaz de tomar parte no ataque.
1:23: Maldini desarma Ronaldo
Ronaldo (quando perguntado sobre quem foi o melhor marcador que havia enfrentado e respondendo a pergunta de se ele havia marcado contra o zagueiro): Foi o Paolo Maldini. Tenho até muitos gols contra ele, mas teve jogo também que eu não fiz nada.
Zidane (falando sobre Maldini, trecho adaptado): Quando estava cara a cara com ele, preferia o outro lado.
Mais lances de Maldini contra, segundo o defensor, o maior atacante que ele enfrentou.
Com citações como essa de Ronaldo e Zidane, vemos o quão bom Maldini era marcando. Na realidade isso fica claro com as imagens que colocamos, mas é sempre bom colocar citações. Maldini conseguiu algo extremamente difícil: teve uma carreira longa, de 25 anos, e foi excepcional durante todo esse tempo, tendo participado de alguns dos melhores sistemas defensivos da história, como o da equipe do Milan do final dos anos 90. Abaixo um documentário sobre este grande craque.
Mais uma vez, utilizando "Football's Greatest", uma produção da Pitch International. Já mencionei como gosto dessa abertura? O episódio sobre Maldini é muito interessante, principalmente se você entender inglês. Caso contrário, o vídeo apresenta mais alguns lances interessantes.
Sempre que algum adversário vinha subindo para o campo de ataque, o capitão Nascimento Maldini avisava: Não vai subir ninguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário