quarta-feira, 24 de julho de 2013

Atlético x Olímpia - Galo Campeão da América

Atlético e Olímpia mediram forças para determinar quem vai vencer a Copa Libertadores. Na verdade, enquanto escrevo esse texto, o jogo decisivo está em andamento, ainda 0 a 0. Particularmente acho que a equipe brasileira tem qualidade para vencer, muito embora tenha adquirido um certo "salto alto" após eliminar o São Paulo com show e goleada. Dali até a final os mineiros conquistaram apenas mais uma vitória, em cinco partidas. Isso sem contar a partida de hoje, 24/07.

O primeiro tempo foi bem morno, poucas chances de gol por parte do Atlético e a defesa mineira, talvez sentindo falta dos laterais, se mostrou frágil em algumas oportunidades. Os brasileiros estão precisando de um lance para incendiar o jogo. De qualquer forma, caso o empate continue por mais algum tempo, o Galo vai pressionar de qualquer forma; Guilherme deve entrar, a torcida vai empurrar, vejamos. Vai começar a segunda etapa.

Caramba, o Atlético está com sorte de campeão. Nem dois minutos do segundo tempo e gol do Jô, bola espirrada na área, falha da defesa paraguaia. Vejamos como continua a partida. Conforme o esperado a equipe brasileira partiu para cima, e quase saiu mais um: após rebote em chute de Tardelli, Jô cabeceou e a bola passou a apenas alguns centímetros da.  Comparando com o boxe, podemos dizer que nesse momento o Olímpia está "tonto" com o golpe sofrido.

Jô abre o placar no Mineirão.

Nova chance atleticana nos pés de Jô, Silva acabou defendendo. Os dez minutos iniciais da segunda etapa foram dominados pelos brasileiros, mas com menos intensidade do que eu esperava. Agora uma bola na trave em cabeçada de Leonardo. Se continuar desse jeito o segundo gol deve sair em pouco tempo.

Após 10 minutos sem escrever mais nada, uma notificação de que o jogo esfriou, apenas mais uma chance para cada lado, além de destacar que a atuação do Ronaldinho, que claro, é craque, pode decidir a qualquer momento, e tudo que todos sabem, está sendo muito fraca até os 24 minutos da segunda etapa. Olha como as coisas podem mudar, quase gol do Leonardo Silva após falta cobrada pelo gaúcho. Agora entrou o Alecsandro no Galo.

34 minutos, bola na mão na área do Olímpia, mas é só. Como eu previ (e todo mundo sabia), Guilherme vai entrar. Bom chute de Ronaldinho e Tardelli perdeu o rebote inacreditavelmente, a sorte dele é que estava impedido no lance. Justamente esse atacante sai para a substituição atleticana.

Incrível a sorte de campeão do time mineiro. Ferrera, jogador do Olímpia driblou Victor e ficou com o gol aberto, mas escorregou na hora do chute. O Atlético todavia, não se mostra merecedor de tal sorte até aqui, já que nem faz uma grande pressão no adversário a sete minutos do fim. Vamos ver agora, que Manzur foi expulso e os brasileiros, portanto, jogarão com um a mais a partir de agora. Ronaldinho tem uma boa falta para cobrar. E bate mal, na barreira.

Gol do Atlético! Leonardo Silva, o zagueiro artilheiro, de cabeça após cruzamento de Bernard. Posso queimar a língua, mas o Galo está praticamente ganha a taça, já que terá 30 minutos com um a mais, empurrado pela torcida, para fazer um gol. Isso se não fizer nos próximos três minutos.

O Galo empata! Leonardo Silva, aos 42 do segundo tempo.

O Atlético pressiona em busca do terceiro gol, e força a barra para ver se consegue um penalti.Três minutos de acréscimo. Fim de jogo, vai ter prorrogação, como já expliquei anteriormente o Galo é favorito, o provável é que resolva sem penaltis.

Recomeça o jogo. 4 minutos e o Atlético, até aqui, apenas toca de um lado para o outro, esperando uma brecha. 8 minutos e dava até pra ter cochilad... na trave!!! Réver mandou ali na forquilha! E o Galo chega de novo, quase Guilherme! Foi só ameaçar cornetar que o Atlético acordou. Mais pressão: Josué quase encobre Silva, e enquanto eu digitava Réver tentou mais uma cabeçada. Outra boa falta para o Ronaldinho. Quem sabe agora. Não saiu nada, fim do primeiro tempo da prorrogação.

A partida começa de novo. O Galo tem 15 minutos para fazer um gol e evitar os penaltis. 4 minutos e até aqui só chuveirinho do Atlético, sem nada de maior importância. Parece que não vai dar para o Bernard, correu demais, não está conseguindo ficar em pé e chora nesse momento. Falta perigosa para o Olímpia. O Mineirão fez silêncio e quase gol paraguaio, a bola raspou a trave. Bernard volta para o campo.

Está chegando a hora da verdade, 12 minutos, se não sair gol nos próximos 3 minutos não sair gol, vai para os penaltis. O goleiro do Olímpia cai com a mão na coxa, deve ser catimba. Agora já temos 14 minutos. Bernard segue mancando.

Quase!!!! Alecsandro teve a bola para decidir. Cara a cara com o goleiro tocou por cima, mas o zagueiro Miranda tirou de cabeça. O jogo, tecnicamente não foi lá essas coisas, mas sem dúvidas foi muito emocionante. 20 segundos para o fim. Acabou, diferente do esperado teremos penaltis.

O Atlético pode até ganhar, mas acho que deveria ter sido mais agressivo na prorrogação. Se formos pensar em sorte, o Galo tem um grande favoritismo, pois vendo a campanha, há quase uma predestinação para que os mineiros sejam campeões. Só assistindo para saber. Como o meu time não estava jogando, torci para a decisão nos penaltis, que é mais emocionante.

Vai começar. O Olímpia bate primeiro: Miranda. Victor!!! Penalti mal batido, no meio, o goleiro do Galo defende (adiantou muito!). Alecsandro para o Galo... e gol! Ferrera para os paraguaios... gol. Vem Guilherme, e gol (Silva quase defendeu, mas a cobrança foi perfeita).

 Candía... gol (bola no meio). Jô vai cobrar o próximo. Bola para um lado, goleiro para o outro. O Galo vai se aproximando da vitória. Aranda para os paraguaios... e mais um gol no meio. Gol de Leonardo Silva! Se o Olímpia perder o Atlético é campeão. Na trave!!!

Os penaltis do triunfo atleticano.

O Galo é campeão da Libertadores de 2013! Emocionante, eletrizante, parabéns ao Atlético Mineiro, que nos últimos jogos não foi tão brilhante assim, mas mereceu vencer. Mais um título do futebol brasileiro na competição sul-americana.

Os melhores momentos da final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário