sexta-feira, 7 de junho de 2013

Johan Cruyff, o Futebolista Total

Hoje vamos falar sobre um gênio do futebol europeu, um atleta que não só era um cracaço, como trouxe grandes inovações para o jogo através de sua visão tática superior. O jogador de hoje é ninguém menos que Johan Cruyff, para muitos o melhor jogador europeu, e até do mundo, em todos os tempos.

Cruyff começou sua carreira no Ajax, fazendo sua estreia em novembro de 1964. Naquela temporada o Ajax ficou na fraca 13ª posição, mas no campeonato seguinte, com Cruyff se estabelecendo como titular, o time vence o campeonato holandês. O então jovem Johan marca 25 gols em 23 partidas. Com esses impressionantes números ele foi convocado para a seleção da Holanda ainda em 1966, ano no qual já marcou seu primeiro gol pelo país.

Nos anos que se seguiram Cruyff venceu mais dois campeonatos holandeses juntamente com duas premiações de jogador holandês do ano, além de uma artilharia do campeonato holandês. Na temporada 68-69, Johan chega pela primeira vez à final da Champions, mas seu clube perde por 4 a 1 para o Milan.

Vídeo comparando o desempenho de Cruyff e de Rivera (principal jogador do Milan). Realmente o italiano se saiu melhor.

Nos anos seguintes o futebol de Cruyff continuou crescendo, e seu talento para jogar em qualquer posição ia se tornando evidente. Para que seu potencial pudesse ser explorado ao máximo, era preciso que o time jogasse em um sistema que permitisse a troca constante de posições (pois quando ele se movesse para uma nova posição, alguém precisaria substituí-lo na antiga, para que o time não ficasse com "buracos").

Tal modo de jogo realmente se efetivou, ajudado bastante pelo fato de Rinus Michels ser o técnico do Ajax naquela época. Michels havia tido contato com ideias semelhantes ao sistema que ele e Cruyff implantaram no clube holandês em seus dias de jogador. Assim nasceu o famoso sistema Futebol Total, sobre o qual já tivemos a oportunidade de falar.

Com essa metodologia de jogo, o Ajax passou a dominar não só a Holanda, mas também toda a Europa, ganhando 3 Champions Leagues em série (70-71, 71-72 e 72-73). A mais importante delas foi a segunda, decidida contra a Internazionale de Milão, em que o Futebol Total foi confrontado com o estilo Catenaccio (cadeado) da equipe italiana. Cruyff marcou os dois gols na vitória de 2 a 0.

Veja como o Ajax dominou a Inter, vencendo com dois gols de Cruyff

Na metade do ano de 1973, já reconhecido como o melhor jogador da Holanda, uma Bola de Ouro conquistada (1971) e três títulos da Champions League Cruyff se transfere para o Barcelona.

Dribles de Cruyff no Ajax. Particularmente me lembra bastante o estilo de drible Messi, só que ele fazia com qualquer uma das pernas. Creio que seja o melhor vídeo do post.

Vários gols de Cruyff no Ajax

O "Futebolista Total", como era chamado, recebeu sua segunda Bola de Ouro em 1973, e de quebra tirou o Barcelona de uma fila de 14 anos sem ganhar o Campeonato Espanhol. Esses feitos de Cruyff combinados com o bom futebol jogado pela Holanda nas eliminatórias da Copa de 74 fizeram com que a seleção dirigida por Michels chegasse como fortíssima candidata ao título para o mundial.

A Holanda fez uma campanha genial para conseguir sua vaga na final, com 5 vitórias e 1 empate, derrotando Brasil, Uruguai e Argentina. E na final, dado o pontapé inicial, antes que a Alemanha tivesse tocado na bola, Cruyff invadiu a área e sofreu penalti. Neeskens bateu e converteu para a Laranja Mecânica. Todavia, os alemães viraram a partida e ficaram com o título. Mesmo assim Cruyff foi votado o melhor jogador do torneio.

Lances de Cruyff contra a Argentina na Copa de 74, dois gols. Notem a movimentação por todo o campo.

Lances de Cruyff contra a Alemanha.

Além do prêmio de Melhor da Copa, Cruyff recebeu sua terceira e última Bola de Ouro. Nos anos seguintes passou a marcar menos gols e não ganhar grandes títulos, mas ainda assim continuou sendo considerado um dos melhores jogadores do mundo até 1978. Nesse ano venceu a Copa do Rei e se recusou a jogar a Copa do Mundo, dizendo que para jogar esse torneio deveria estar 200% (e ele estava com alguns problemas extra-campo atrapalhando). Também nesse ano resolveu deixar os gramados, mas voltaria atrás, indo jogar nos Estados Unidos.

Lances e gols de Cruyff no Barcelona

Real Madrid 0, Barcelona 5. Show de Cruyff

Após deixar o clube catalão, Cruyff jogou por duas equipes americanas, além do Levante da Espanha, até retornar para o Ajax em 1981, já com 34 anos. O craque acabou tendo que enfrentar a desconfiança de parte da imprensa devido à idade avançada. Após mais dois anos a diretoria do clube em que o Futebolista Total gastou a maior parte de sua carreira resolveu dispensá-lo, dizendo que já não precisavam mais dele, pois venceram seus jogos quando Cruyff não pôde jogar por força de lesões.

Se sentindo humilhado, o craque faz algo praticamente impossível: procura o então maior rival do Ajax, o Feyenoord, readquire uma boa forma física e leva essa equipe a ganhar o Campeonato Holandês e a Copa da Holanda. Então, em 1984, aos 37 anos, após essa fantástica temporada, Cruyff finalmente se aposenta.

Ele ainda daria mostras de sua grande visão tática como técnico, vencendo, entre outros torneios, 4 Campeonatos Espanhóis e uma Champions League. Além disso, lançou as raízes do estilo Tiki-Taka do Barcelona atual.

 
Lances de Cruyff em sua última temporada. Vídeo espetacular. Se gostar de futebol pode assistir que serão 7 minutos muito bem empregados. "Eu fui movido pela vingança".

O Lendário Cruyff

Para mais vídeos de Cruyff, acessem os canais de Zouzinho e de R9GodMagic, o que vocês podem fazer clicando nos respectivos nomes. Abaixo, sugestões de outras postagens que podem agradar ao leitor que gostou dessa. Se você ainda não curtiu nossa página no Facebook, você pode fazer isso clicando AQUI.

Posts relacionados:


1. Se vocês assistiram os vídeos nesse post, particularmente o teceiro e o último, vocês devem ter visto que Cruyff foi um driblador brilhante. Não é por acaso que ele geralmente é considerado o segundo melhor driblador europeu de todos os tempos. Mas quem seria o primeiro? Nós já falamos sobre ele e, esse post foi atualizado hoje, cheio de novas imagens de uma lenda exibindo sua habilidade, além de uma nova história divertida envolvendo esse jogador e o próprio Cruyff. Clique AQUI para acessar esse post, ver de quem estou falando, e observar seus dribles.

2. Cruyff foi o maior expoente do Futebol Total. Mas você sabe como esse estilo surgiu e quais são suas carcterísticas? Clique AQUI para ler sobre esse modo de jogo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário