sexta-feira, 4 de julho de 2014

O Brasil Pode Ganhar!

Passei alguns dias sem escrever, principalmente por questão de estudo. De qualquer forma, voltemos à Copa do Mundo. Embora muitas coisas tenham acontecido desde nossa última postagem, como três jogos do Brasil e todas as partidas das oitavas de final, vamos falar apenas sobre o assunto mais importante deste momento: Neymar está fora da Copa do Mundo.

Em um jogo relativamente tranquilo, nossa seleção contou com gols dos zagueiros David Luiz e Thiago Silva para vencer a Colômbia por 2 a 1, sendo pressionado apenas no final. Todavia, aos 41 minutos do segundo tempo, a principal estrela de nossa seleção sofreu falta dura de Zuñiga, e deixou o campo chorando. Pouco mais de uma hora e meia mais tarde veio a notícia de que Neymar fraturou a terceira vértebra lombar e, portanto, está fora da sequência da Copa.

Como comentaristas de diversas emissoras apontaram que a seleção brasileira depende de seu camisa 10, uma das primeiras perguntas que vêm às nossas cabeças é: será que o Brasil pode vencer a Copa sem o Neymar? Bom, estou bem longe de negar que ele é importante para o nosso time, mas acho que o título da postagem deixa minha opinião bem clara: não dependemos dele e podemos levar o hexa em 2014.

As estatísticas mostram que Neymar é o jogador que mais consegue criar situações de gol em nossa seleção, tendo participado diretamente de 6 dos 10 gols que nossa equipe marcou na Copa. Esses números evidenciam que, de fato, nosso camisa 10 é muito importante para o Brasil, mas sua importância não se resume a isso. Ele é fundamental também para abrir espaços para os colegas de time, pois é sempre muito marcado, e também faz com que a equipe se sinta mais confiante.

Neymar é muito importante para a criação das jogadas de gol

Todavia, apesar de tudo o que foi falado até agora, o Brasil não depende de Neymar, e, prova disso, é que, nos últimos dois jogos, ele jogou muito mal (a verdade tem de ser dita), e nós passamos. Nessas partidas, nosso camisa 10 cobrou dois escanteios que resultaram em gols, mas esteve muito individualista, perdendo a bola repetidas vezes em ambos os jogos, e também errou diversos passes (segundo estatísticas da placar, ele foi desarmado 17 vezes contra o Chile, mais do que na primeira fase inteira, e não acho que tenha perdido menos bolas hoje). 

Gostaria de fazer uma observação aqui, apenas para ressaltar que, mesmo sendo o jogador que mais perdeu a bola no torneio, nosso camisa 10 é muito importante para o time, apenas fez dois jogos ruins. Eu esperava que, na sequencia, ele voltasse a perder menos bolas e a marcar gols, mas digo que nas duas últimas partidas ele foi, tirando os escanteios, quase nulo, para indicar que não dependemos dele.


A marcação foi dura em cima de Neymar, e ele perdeu a bola muitas vezes

Quem provavelmente vai entrar no time, é Willian, que é um jogador de qualidade, que é bom nos quesitos de drible e passe, mas não é tão eficiente na finalização. Creio que, no saldo de tudo, nosso time fica sim menos forte, mas ainda é um time competitivo. Sem o nosso camisa 10 nós provavelmente teremos mais dificuldades em criar chances de gol (inclusive porque nossos demais jogadores serão mais marcados), mas, por outro lado, é possível que mantenhamos mais a bola, já que, a princípio, ninguém será desarmado tanto quanto Neymar vinha sendo. 

Caso alguém não saiba (o que eu duvido), nosso próximo jogo é contra um adversário fortíssimo, a Alemanha (que o Klose não faça gol), mas nós podemos sim vencer, mesmo sem Neymar. Aliás, espero que nossa seleção, que também não contará com Thiago Silva (suspenso), consiga reverter a ausência do camisa 10 em motivação para jogar melhor. Amanhã teremos Bélgica e Argentina, e, meu palpite é que a Bélgica fará uma excelente partida (mas pode perder mesmo assim), além de Holanda e Costa Rica (a princípio a Laranja Mecânica é favorita, mas futebol se decide no campo).  Apenas uma última informação, a recuperação de Neymar deve levar 4 a 6 semanas, sem a necessidade de cirurgia. 

Por agora é tudo, caso você queira continuar seguindo nossa cobertura da Copa, que deverá voltar ao ritmo inicial, clique AQUI e curta nossa página no facebook. 

#ForçaNeymar
#RumoaoHexa

Nenhum comentário:

Postar um comentário