Para o Neymar essa transferência será muito boa, acho até que já devia ter ido a mais tempo, porque ele vai se acostumar a jogar contra as equipes mais fortes do mundo na Champions e também vai treinar com grandes craques, e isso é importante para que ele evolua. É preciso destacar que o craque cresceu pouco ou nada nos últimos dois anos, inclusive seu futebol está abaixo do que se espera no início de 2013.
Se ninguém tem dúvidas de que foi um grande negócio para o jogador, existem dúvidas se foi uma boa aquisição para o Barcelona. Embora ninguém negue o talento do craque brasileiro, alguns, notadamente Johan Cruyff, apontam que ele pode não render bem dentro do clube. As razões apontadas são uma disputa possível pessoal entre Neymar e Lionel Messi, além de uma não adaptação do brasileiro ao estilo de jogo do Barça. Eu vejo algum fundamento nisso. Assistam o vídeo abaixo.
Trata-se de uma análise do estilo de jogo do Barcelona
Como o vídeo mostra, e todo mundo sabe, o clube catalão joga em um estilo de muitos passes, valorizando a posse de bola, o famoso Tiki-Taka. Hoje o Barça gira a bola até que ela finalmente chegar aos pés de Messi em boa posição e e ele iniciar o direcionamento da jogada para o gol, cabendo ao resto do time auxiliá-lo.
Neymar possui a característica de driblar e carregar a bola, portanto é bastante improvável que ele se torne mais um jogador de suporte ao argentino. O que eu imagino é que agora o Barcelona vai girar a bola até que chegue no Messi ou no Neymar e aí um dos dois verticalize o lance. O natural é que a posse de bola do clube espanhol diminua um pouco, mas os chutes a gol aumentem.
É exatamente isso que o Barça precisa hoje, porque o time se tornou bastante dependente de Messi para dar contundência aos ataques, resultando em uma equipe praticamente inofensiva sem ele, como vimos no segundo jogo contra o Bayern. Por isso o clube catalão contratou Neymar, porque com ele serão dois jogadores para fazer a função que o argentino faz hoje.
Em tese está ótimo, então por que há uma certa preocupação em alguns analistas? É que nem todos confiam que Neymar vai saber direcionar bem os lances como faz Messi, e aí boa parte dos ataques do Barcelona seriam desperdiçados. Além disso existe a possibilidade das disputas pessoais com o argentino.
Eu não acho que o Barça terá esses problemas, pelo menos na maioria dos jogos. Primeiro porque o Messi é um cara muito inteligente e experiente e ajudará o Neymar a entender que eles são parceiros, e vai ensinar muito ao brasileiro. Aliás, espero que ensine o Neymar a cortar o cabelo e se exibir menos cair menos.
O que eu acho que pode atrapalhar é aquela outra questão de não direcionar bem os lances, não nos jogos medianos do campeonato espanhol, aí eu aposto sem pestanejar que o Neymar vai jogar muito e logo na primeira temporada marcar mais de 20 gols na liga espanhola. Todavia o histórico recente do craque brasileiro em jogos mais importantes (como México nas olimpíadas, e Corinthians e Vélez na Libertadores) deixa a dúvida se ele conseguirá produzir nos grandes jogos. Isso eu acho difícil prever, mas acho que ele será decisivo sim.
Em suma, acho que foi um ótimo negócio para ambas as partes e também para o futebol brasileiro, já que o Neymar vai chegar muito mais maduro à Copa de 2014 do que chegaria se ficasse aqui. Torço muito para o sucesso dele e meu palpite é que para a primeira temporada ele já jogue bem e marque mais de 30 gols somando todas as competições. Após 2014 acho que ele será um dos principais concorrentes para o prêmio de melhor do mundo, disputando com nomes como seu colega de time Lionel Messi, e acredito na formação de uma grande parceria entre os dois.
Grandes Lances de Neymar
É assim que vamos nos acostumar a ver o Neymar agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário