Como já foi feito em outras ocasiões esse post será dividido em duas partes, mas antes de começar gostaria de deixar alguns canais nos quais podem ser encontrados vídeos que eu não postei aqui. A propósito, se alguém não estiver disposto a assistir todos os vídeos, eu recomendo que priorizem os da Copa do Mundo de 1986, o melhor momento de Maradona.
R9 God Magic (tem muitas partidas de Maradona) : http://www.youtube.com/user/R9godmagic
Memo (diversar compilações de jogadas): http://www.youtube.com/user/memo5404
Warlock (algumas compilações, algumas partidas): http://www.youtube.com/user/warlock7885
Vegan (compilações de assistências): http://www.youtube.com/user/Vegan1011
1. Técnica e Estilo de Jogo
Alguns lances de Maradona
O vídeo dá uma ideia de como jogava Maradona. Seu estilo de jogo é bastante parecido com o de Roberto Rivellino, seu grande ídolo no futebol. Ambos eram canhotos (e raramente usavam a perna direita), extremamente habilidosos, tinha excelente visão de jogo e eram precisos nos passes, além de bons finalizadores (notadamente nas cobranças de falta).
Diante de todas as semelhanças apresentadas, e dado que Maradona era mais habilidoso e marcava mais gols, acredito que um bom jeito de descrever o futebol do argentino seria dizer que ele é um "Rivellino melhorado", o que não quer dizer que o "Pibe de Oro" seja melhor que Riva em todos os fundamentos.
2. Carreira
No dia 20 de outubro de 1976, apenas 10 dias depois de completar 16 anos Maradona estreou no profissional do Argentino Juniors. Apesar de estar em um clube de pouca expressão, que até então nunca havia ganhado um grande título, Maradona rapidamente se destacou e em fevereiro de 1977 já fez sua primeira partida pela Argentina. Todavia acabou não participando da Copa de 1978, na qual seu país saiu campeão.
Alguns gols de Maradona no Argentino Juniors
Assistências e passes de Maradona no Argentino Juniors e no Boca
Em 1979 Maradona começava a despontar como um dos melhores jogadores da América do Sul e do mundo. Nesse ano ele foi artilheiro do Torneio Metropolitano e do Torneio Nacional, as duas principais competições do futebol argentino, marcou seus primeiros gols com sua seleção e venceu o Mundial sub 20, sendo eleito o melhor do torneio. Todo esse sucesso levou o jornal "El Mundo" e a revista "Guerin Sportivo" a eleger Maradona o melhor jogador da América e do Mundo, respectivamente.
No ano de 1980 Maradona repetiu as duas artilharias marcando ainda mais gols, levou o Argentino Juniors ao vice-campeonato no Torneio Metropolitano (até então o melhor resultado da história do clube) e mais uma vez ganhou o prêmio de melhor jogador da América do Sul do jornal El Mundo. Todo esse sucesso fez com que o Boca Juniors contratasse Maradona, que deixou seu primeiro clube sem nenhum título (mas, com o dinheiro de sua transferência, o Argentino Juniors montou um time forte e venceu torneios nacionais posteriormente).
Uma famosa assistência de Maradona, pela Argentina, em 1980
No Boca Juniors Maradona jogou apenas um ano, 1981, mas foi suficiente para que vencesse o Torneio Metropolitano, conquistando o primeiro título de sua carreira. Todavia o "Pibe de Oro" não venceria o prêmio de melhor jogador da América pela terceira vez, sendo desbancado por Zico e ficando em segundo lugar. Em 1982 o Barcelona compraria Maradona por 5 milhões de Euros, o que foi a transferência mais cara da história do futebol até aquele momento.
Antes de ir para o novo time, Maradona entraria em campo pela primeira vez numa Copa do Mundo, coincidentemente na Espanha. A Argentina contava com alguns jogadores campeões quatro anos antes, e agora estava reforçada pelo seu "Pibe de Oro". Após 2 vitórias e 1 derrota na primeira fase, os hermanos acabaram sendo superados pelo mágico time do Brasil e pelos italianos. Nessa partida Maradona sofreu com a dura marcação de Cláudio Gentile, que depois do jogo diria que futebol não era para bailarinas.
Apesar de não ter sido uma boa Copa para os argentinos, Maradona marcou seus dois primeiros gols em mundiais nessa partida contra a Hungria.
Maradona chegou ao Barcelona com a missão de tirar o time de uma má fase no Campeonato Espanhol: nas 20 temporadas anteriores o clube catalão havia vencido o torneio apenas uma vez. Diego acabou não conseguindo conquistar o troféu tão desejado, e teve sua passagem atrapalhada pela hepatite e por um carrinho que acabou quebrando seu tornozelo. Assim mesmo ele conquistou a Copa e a Supercopa da Espanha em 1983, além da recém criada Copa de La Liga, extinta anos depois.
Maradona em ação contra o Real Madrid, na final da Copa do Rei
No ano de 1984 o Barcelona chegou novamente na final da Copa do Rei, mas perdeu para o Atlético de Madrid. Nesse jogo Maradona protagonizou uma briga generalizada e após o incidente deixou o clube, indo para o Napoli. Apesar de todos os problemas que teve, Diego ainda marcou 38 gols ao longo de suas duas temporadas na Espanha, além de diversar assistências e dribles, chegando a ser aplaudido pela torcida do Real Madrid em um clássico.
Gols e lances de Maradona na temporada 82-83. 8:51, não é o único, lógico, mas que golaço.
Assistências e passes de Maradona no Barcelona
Com sua transferência para o Napoli, por 6,9 milhões de euros, Maradona quebrou, mais uma vez, o recorde de transferência mais cara da história do futebol. No clube italiano o craque argentino viveria os melhores momentos de sua carreira. Logo na temporada 84/85, sua primeira na liga mais forte do mundo, Maradona marcou 17 gols, recebendo logo em 1985 o prêmio de melhor jogador em atividade no país. Na temporada 85/86, Maradona conduziria o Napoli a terceira colocação no Campeonato Italiano.
Lances de Maradona na 84/85
Após essa boa campanha no Campeonato Italiano, Maradona ia jogar a competição mais importante de todas, a Copa do Mundo. Com um time mais forte do que quatro anos antes e o "Pibe de Oro" no auge de sua forma a Argentina passou da primeira fase na liderança do seu grupo, com 2 vitórias, 1 empate e 6 gols marcados, quatro através de assistências de seu camisa 10 e 1 marcado por ele, no 1 x 1 contra a Itália.
El Diez contra a Itália em 1986
Logo nas oitavas de final a Argentina iria enfrentar um grande rival sul-americano, o Uruguai do craque Enzo Francescolli, o ídolo de Zidane (que inclusive batizou seu filho com o nome Enzo). Maradona fez mais uma grande partida, tendo um gol anulado e tomando parte na troca de passes que resultou no gol de Pasculli.
Lances de Maradona contra o Uruguai
Na sequência a Argentina teria de medir forças com a Inglaterra. Era a primeira vez que as duas seleções se enfrentavam desde a guerra das Malvinas, o que gerou uma grande expectativa em torno dessa partida. Após um primeiro tempo com certa superioridade da Argentina, veio o segundo tempo e Maradona decidiu marcando dois gols extraordinários.
O primeiro saiu aos seis minutos da etapa complementar Maradona recebeu a bola perto do meio campo. Três adversários tentam roubar a bola dele, sem sucesso. Na meia lua ele passa para Valdano e a zaga inglesa corta para dentro da própria área. O "Pibe de Oro" pula em direção a bola, assim como o goleiro adversário, mas Diego consegue tocar a bola antes de Peter Shilton e o tira da jogada, marcando o gol. Esse gol já seria famoso sem o detalhe de que o toque que tirou Peter Shilton da jogada foi dado pela mão de Maradona.A infração passa despercebida pela arbitragem, e a Argentina está em vantagem.
O primeiro golaço de Maradona no jogo
Apenas quatro minutos depois Maradona recebeu mais uma bola em posição próxima ao círculo central e gira, deixando dois marcadores para trás. A jogada continua e o "Pibe de Oro" efetua mais 3 dribles, até ficar cara a cara com Peter Shilton mais uma vez. O goleiro sai de sua meta e também é driblado. 2 a 0 para a Argentina.
O famoso "gol do século".
Maradona continuaria sua espetacular Copa do Mundo contra a Bélgica, com mais um show, com direito a mais dois gols (o segundo sendo mais um golaço).
Lances de Maradona contra a Bélgica
A Argentina estava na final, e teria pela frente nada menos que a Alemanha, que havia eliminado do a Itália, campeã da última Copa. Para tentar se proteger do craque argentino o técnico alemão designou Lothar Matthäus, a quem Maradona elegeu como seu maior adversário, para marcá-lo. A estratégia funcionou bem e o "Pibe de Oro" teve atuação bastante apagada em comparação aos jogos anteriores.
Por alguma razão o blogger não está anexando o vídeo. Para ver os lances de Maradona na final, clique aqui.
Apesar da marcação implacável que sofreu, Maradona conseguiu se livrar de Matthäus em um lance, e foi suficiente para ele, entre dois adversários, fazer o lançamento para Burruchaga marcar o gol do título. Após a conquista do mundial Maradona recebeu diversos prêmios, como a Bola de Ouro da Copa do Mundo, o prêmio de melhor do mundo da revista World Soccer, o prêmio de melhor atleta do ano do jornal L'Équipe e muitos outros.
De volta a Napoles, agora com o status de lenda do futebol mundial, Maradona continuou exibindo um grande futebol, levando o Napoli a vencer, pela primeira vez em sua história, o Campeonato Italiano, na época o mais forte do mundo. Ainda natemporada 86-87, para ratificar que o Napoli contando com seu camisa 10 era o melhor time da Itália, Diego conquista a Coppa Italia.
A temporada 87-88 teria tudo para ser um sucesso ainda maior, pois a Napoli tinha um reforço de peso: Careca, formando-se a linha de ataque Ma-Gi-Ca (Maradona, Giordano e Careca). Todavia o time foi eliminado no início da Champions pelo Real Madrid e acabou perdendo o Italiano para o Milan de Baresi e Van Basten. Apesar disso Maradona foi o artilheiro daquele italiano, com 15 gols.
Gols de Maradona no Italiano 87-88
Assistências de Maradona no mesmo italiano
Na temporada seguinte a equipe napolitana chegaria até a final da Coppa Italia, mas seria derrotada pela Sampdoria. Teriam que se contentar também com o segundo lugar no Campeonato Italiano, vencido pela Inter. Mas haveria uma grande conquista para marcar a temporada: a Copa UEFA, um título continental, feito que clubes como Roma e Lazio nunca haviam conseguido.
Maradona em ação contra o Milan na 88/89
Maradona contra o Bayern na Copa Uefa. Vai parecer sarcasmo, mas apesar das duas assistências acho que ele não estava muito inspirado não.
A temporada 89/90 ficaria marcada por ser a última temporada completa de Maradona no Napoli, e por uma acirrada disputa pelo Campeonato Italiano com o Milan, que a essa altura era reverenciado como o maior time do mundo. A Napoli mais uma vez triunfou, e conquistou seu segundo Italiano.
As assistências de Maradona, assim como seus 16 gols, foram fundamentais para a conquista da Napoli
Após essa campanha Maradona chegava a Copa do Mundo de 1990 consagrado a nível de clube e de seleção. Uma lesão afetou sua performance e ele não marcou nenhum gol na competição. Ainda assim foi o principal jogador argentino no torneio, e conseguiu levá-los ao vice-campeonato. Maradona receberia a bola de bronze da competição (apenas ele, Ronaldo, Pelé e Paolo Rossi estiveram duas vezes entre os 3 melhores de uma Copa).
Após eliminar o Brasil nas oitavas de final os argentinos passaram pela Yugoslávia nos penaltis (inclusive, Maradona desperdiçou sua cobrança), o mesmo acontecendo contra a Itália. Os três vídeos abaixo cobrem os principais momentos do "Pibe de Oro" no mundial de 1990.
Lances de Maradona na fase de grupos
Mais lances de Maradona, incluindo o jogo contra o Brasil, em que fez uma assistência com a perna direita.
Lances de Maradona no restante da Copa, incluindo a semifinal, em Napoles, na qual ele conclamou os napolitanos a torcerem a favor da Argentina, contra a Itália.
Em 1991 o exame antidoping apontou que Maradona havia consumido cocaína, o que resultou no afastamento de Maradona do futebol, por 15 meses. Além disso surgiram outros escândalos envolvendo seu nome, que chegou a ser associado a Camorra, a máfia napolitana. Em meio a tudo isso Maradona deixou o Napoli e foi jogar no Sevilla, de onde saiu em 93, voltando para a Argentina, porém ele já estava bem acima do peso ideal e não se destacava mais como antes.
Mesmo assim Maradona foi convocado para a Copa do Mundo de 1994, e rapidamente recuperou a forma, voltou a jogar bem. Todavia para isso ele fez uso de uma substância proibida, a efedrina, e ,após a segunda partida da Copa, foi suspenso do futebol por 15 meses. Maradona ainda jogaria pelo Boca Juniors, até finalmente se aposentar em 1997. Após sua aposentadoria, Maradona recebeu diversos prêmios, o mais famoso deles dividido com Pelé, de melhor jogador do século 20 segundo a FIFA.
Maradona marcou um golaço na Copa de 94
Assim como outros grandes craques, Maradona fez besteiras fora de campo, mas com a bola encantou tanto que nada vai fazer as pessoas esquecerem sua genialidade nos gramados.
Maradona, el Pibe de Oro, em seus bons tempos de Napoli
Curta nossa página no facebook, clicando aqui.
Como frequentemente ocorrem comparações entre os dois jogadores, e já tivemos a oportunidade falar sobre Pelé, clique aqui para acessar nossa página sobre o Rei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário