terça-feira, 8 de janeiro de 2013

4 Vezes Messi

O craque argentino Lionel Messi conquistou pela quarta vez consecutiva o prêmio de melhor do mundo, mais um recorde. Esse feito alimentou discussões: alguns já dizem que Messi é o maior da história, outros falam que ele não merecia o prêmio.
Bom, eu acho que o Messi mereceu sim a Bola de Ouro, mas não o considero o melhor jogador de todos os tempos.
Em 2012 Messi jogou muito pela Argentina e quebrou o recorde de gols marcados em uma temporada europeia por clubes com o Barcelona, além de ter sido artilheiro da Champions League pela 4ª vez seguida. Não satisfeito o argentino ainda fez mais assistências do que os colegas de time Xavi e Iniesta juntos. Eu sei que apesar de tudo isso Messi ganhou só um título, a Copa da Espanha, mas o prêmio entregue ontem é individual, não coletivo. Poderia ter sido mais decisivo? Sim, sem dúvidas, mas mesmo assim acho que ninguém foi melhor que Lionel Messi em 2012.

Os 91 gols oficiais de Messi em 2012. Recorde? Não diria, mas falamos disso depois.

Sobre ser o maior jogador da história, eu acho que não, mas antes de falar algo vale a pena lembrar que essa discussão é bem inútil. Mas será que 4x Melhor do Mundo significa que ele é o melhor que já existiu?
As 4 Bolas de Ouro mostram consistência ao longo dos anos, ou seja, revelam que ele consegue se manter no topo contra os jogadores de sua geração por um bom tempo. Aliás, consistência tem a ver com a maior virtude do argentino, aquilo que o faz mais especial, na minha opinião.
Em termos técnicos acho que alguns jogadores na história do futebol fazem frente a Messi, mas ele tem algo que me impressiona mais do que sua capacidade de correr com a bola colada no pé. É que em todo jogo ele entra com uma necessidade de marcar gols e jogar bem que a maior parte dos jogadores passados só tinha em ocasiões especiais, como uma Copa do Mundo. Mas Messi parece jogar cada partida como se fosse uma final de Copa.
E Messi está passando isso aos seus contemporâneos. A média de gols dos grandes atacantes da Europa subiu, se comparadas com os números de 10 anos atrás e não por uma questão de habilidade (Van Persie e Huntelaar chegaram a ter médias melhores do que Henry e Shevchenko em seus melhores anos, mas os dois últimos são melhores jogadores, sem dúvidas). Isso porque todos estão tentando ser como Messi.
Até o Cristiano Ronaldo, que saiu do Manchester com média pouco superior a 0,4 gols por jogo logo em sua primeira temporada no Real Madrid ultrapassou 0,94 gols por jogo. É impossível que Cristiano tenha mudado tanto tecnicamente em menos de um ano, a questão é que ele passou a se esforçar mais para competir com Messi.

Eu não gosto dele, mas o Cristiano Ronaldo cresceu bastante nos últimos anos, e é sim um grande jogador. Mas acho que Messi sempre estará dois passos à frente dele.

Definitivamente Messi é um gênio, está gerando mudanças na maneira de jogar de vários outros atletas, e está sim entre os grandes da história, mas não acho que seja o maior. Pessoalmente quando penso no melhor jogador da história eu olho mais para a técnica dele do que para seus números e prêmios individuais, mas isso é pessoal. De qualquer modo eu acredito que Messi ainda vai crescer, vai quebrar mais recordes e vai superar os 91 gols que marcou esse ano. 
Na verdade, diferente do que acabou entrando no Guiness Book, um futebolista zambiano, chamado Godfrey Chitalu marcou 107 gols oficiais, o que supera os 91 tentos de Messi. Em todo caso acho que o argentino acabará superando também esse número nos próximos anos. 

Assistências de Messi em 2012

O que mais dizer sobre Messi? É um craque, está a frente de seu tempo e eu rezo para que nunca ganhe uma Copa do Mundo, já que é argentino. 

Messi, merecidamente o Melhor do Mundo pela quarta vez

Eu poderia continuar falando sobre outras premiações, como a de melhor técnico e o "Time do Ano", que sabe Deus o motivo só tem jogadores do Campeonato Espanhol, mas não vou fazer isso.

Curta nossa página no facebook!





Nenhum comentário:

Postar um comentário