E, por uma grande coincidência, da qual eu gostei muito, meu segundo dia de férias caiu no dia em que o Corinthians foi campeão (pela segunda vez) do Mundial de Clubes da FIFA. Como esse título está sendo noticiado por toda a imprensa eu gostaria falar sobre alguns pontos interessantes dessa competição.
Como sempre acontece com os times europeus o Chelsea entrou com um certo favoritismo e aquela impressão de superioridade. Após a fraca atuação do Corinthians contra o Al Ahly, nas semifinais, a mídia inglesa teve certeza do resultado. Abaixo algumas frases de comentaristas da BBC.
“Eles (o Chelsea) vão despedaçar essas equipes se jogarem com a atitude certa”.
"Se o Chelsea for a final vai ser um passeio".
"Este Paulinho não jogou nada."
"Acho que o Chelsea não está vendo nada que vai preocupar."
A última frase foi dita durante a transmissão da semifinal vencida pelo Corinthians. É muito óbvio que todo esse falatório só serve de motivação para o alvo das críticas e que futebol se ganha dentro de campo, mas o pior é que eu tenho que admitir que, logo após a semifinal, eu mesmo via como baixas as chances de vitória do timão.
O Alessandro foi um guerreiro hoje, é um dos jogadores por quem eu tenho mais respeito no atual elenco do Corinthians, chegou ao clube quando estavamos na segunda divisão do brasileiro, tem uma história linda no timão. Mas eu achava que os comentário britânicos de que Hazard e Cole fariam um estrago muito grande por aquele lado faziam sentido. Eu fiquei com raiva dos comentários, estavam tratando o timão como uma equipe inferior, mas, embora não tenha deixado de acreditar nunca, não me parecia provavel um triunfo alvinegro.
A situação mudou graças ao grande responsável por esse título: Tite. Sempre admirei a maneira como o Tite tem o grupo na mão, mas, taticamente ele me irritou em diversos momentos (só citando um rápido exemplo, ano passado, quando tirava o Willian todo jogo e eu achava que o rapaz tava jogando bem). Mas, dessa vez, o Tite acertou muito taticamente, acho que o timão não venceria se não fosse a entrada de Jorge Henrique no lugar de Douglas.
Eu nunca faria essa substituição (sequer cogitaria), pois o Jorge andou muito na reserva, pelo menos em tese estaria sem ritmo de jogo, além do mais não vinha em boa fase. Mas o treinador é quem acompanha o elenco e vê se o jogador está ou não em condições de atuar, e o Jorge, bem fisicamente, como estava hoje, fortalece muito a marcação justamente pelo lado do Alessandro.
Depois disso todo mundo viu o que aconteceu, o Corinthians jogou de igual para igual com o Chelsea (acho que jogou melhor, mas vou dar um desconto, vai que o clubismo está falando na minha análise), contou com uma atuação incrível de Cássio (a melhor atuação dele pelo Corinthians) e uma raça espetacular de todos os jogadores o Corinthians venceu por um a zero, gol do guerreiro Guerrero.
Acima o vídeo do gol. Sim, é verdade, o Corinthians não tem estrelas, mas que toque foi esse do Paulinho? E antes que alguém fale algo, ele tentou tocar para o Danilo, mas a bola foi curta e ele tentou correr de volta para ela. E o Danilo, bem, eu pensei, e todo corinthiano que acompanhou o time nos últimos dois anos deve ter pensado, "agora ele vai deixar os zagueiros sentados e fazer o gol" e naquela fração de segundo entre Danilo pegar a bola e driblar os zagueiros, lembrei dos gols contra São Paulo e Nacional.
O gol acabou não saindo, mas a grande jogada do Danilo ocupou Guerrero, que estava no lugar certo, na hora certa, e tocou de cabeça para as redes.
Outro ponto a destacar é o show da torcida corinthiana, o que a torcida fez hoje nunca foi feito na história do futebol mundial. 30000 torcedores do Brasil para o Japão? Para a meia dúzia de pessoas que insistem em teimar com os fatos, que circulam na internet a informação de que apenas 8000 corinthianos estariam lá (o que já seria mais do que qualquer outro time levou), fica o vídeo abaixo.
Antes que alguém fale algo, mais 5000 fiéis foram para a final. Pena que eu não estava lá.
Finalizando, o Corinthians não é um dos melhores times do mundo olhando para o nível técnico, mas com certeza é o time mais raçudo do universo, e apenas isso é motivo de orgulho para todo verdadeiro fiel, juntando com a taça então, o corinthiano está no céu.
Melhores momentos do jogo. Arnaldo, obrigado por impedir que eu tivesse um infarto (se ele não tivesse dito empedido, talvez eu não estivesse escrevendo isso).
Veja a festa do timão! Os europeus tentam minimizar o torneio, mas eles parecem bem decepcionados, não?
Bi-Campeão Mundial!! Corinthians!!!
Nota: Não posso deixar de notar que o nosso site é muito pé quente, porque 4 dias após sua criação, meu timão ganhou a histórica Libertadores e estamos fechando o primeiro ano de nossa existência com a queda do Palmeiras (desculpe se algum palestrino estiver lendo isso, mas sou corinthiano) e o título mundial. Esse ano foi perfeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário