sábado, 10 de novembro de 2012

Mundial de Clubes: Eden Hazard

O Mundial de Clubes da FIFA está se aproximando, por isso inauguramos hoje uma série de postagens relacionadas a essa competição. Hoje iniciamos falando sobre um dos grandes jogadores do Chelsea, embora relativamente desconhecido, o meia Eden Hazard.

Esse é um vídeo de apresentação dele, digamos assim. Como podem ver ele é rápido, habilidoso e finaliza bem.

Hazard, belga de 21 anos, começou sua carreira no Lille, da França, na temporada 2007/08. Anos depois, na temporada 2010-11, já com a condição de titular e já tendo sido votado para a seleção da Ligue 1, Hazard liderou o Lille nas conquistas da Copa da França e do Campeonato Francês, recebendo o prêmio de melhor do torneio na segunda competição.
Nessa altura da carreira, seu futebol já havia atraido o interesse de vários grandes clubes europeus, como Internazionale e Real Madrid (Zidane disse que o levaria para o clube madrilenho de "olhos fechados" e que no futuro ele será uma das maiores estrelas do futebol mundial). Apesar disso Hazard permaneceu no Lille para a temporada 2011-12.
Em sua última temporada na França Hazard foi muito bem (apesar de não ter ganhado um título sequer), tanto que recebeu o prêmio "Bravo", que é entregue pelo jornal Guerín Sportivo para o melhor jogador jovem da Europa. Após esse prêmio, o Lille não teve mais condições de mantê-lo em seu elenco e ele foi vendido para o Chelsea.

Todos os gols e assistências de Hazard em seu último Campeonato Francês. Não só os números impressionam, como também a qualidade dos gols e dos passes.

Diferente do que se poderia esperar Hazard se adaptou rapidamente ao estilo de jogo do Campeonato Inglês e agora em 18 partidas já fez 3 gols e 10 assistências no clube inglês. Para efeito de comparação em 15 jogos o brasileiro Oscar marcou 4 gols e fez 4 assistências (isso não quer dizer que Hazard seja melhor, embora eu realmente ache que seja não dá para concluis isso só com os números).
Essa boa adaptação no Chelsea, juntamente com sua grande temporada no Lille levaram o famoso portal Bleacher Report a colocá-lo em primeiro na sua lista de melhores jogadores jovens do mundo, deixando Neymar em segundo. 

Lances de Hazard no Chelsea

É, esse rapaz pode dar trabalho para o Corinthians (claro, ainda não é certo que haverá um confronto entre Chelsea e Corinthians). Do ponto de vista tático, pelo lado do campo no qual ele vem atuando com mais frequência, Hazard deverá ser marcado por Alessandro, que teve grandes atuações na Libertadores, mas com todo respeito não é nenhum menino e pode não ser a melhor opção para marcar um jogador tão rápido. Esse é um dos pontos em que Tite terá que pensar bastante, e eu espero, como torcedor, que ele tenha sucesso nisso, mas esse pode ser o assunto para outras postagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário